A Vontade de Deus

Deus tem um plano para cada um de nós.

Uma mensagem de Billy Graham

Muitas pessoas vivem sem nunca terem pensado nisto, mas isso não muda o facto de que Deus colocou-nos aqui por um motivo. Não estamos aqui por acidente; nós estamos aqui porque Deus nos colocou aqui. E ele colocou-nos aqui por uma razão – para que pudéssemos conhecê-lo de forma pessoal, e então viver da forma que Ele quer que vivamos.

Esta é a maior descoberta que poderá fazer:

Você foi criado para conhecer Deus e para ser Seu amigo para sempre.

Deus não tem apenas um propósito coletivo para as nossas vidas, também tem um plano específico para cada um de nós. Deus sabe tudo sobre si, e tem um plano para si. É por isso que você pode orar e buscar a vontade de Deus quando tiver de tomar decisões, e é por isso que pode saber que Deus está consigo todos os momentos do dia. A Bíblia diz: “Ensina-me, Senhor, o que queres que eu faça e guia-me pelo caminho reto” (Salmo 27:11).

Você pode conhecer a vontade de Deus

Conhecer a vontade de Deus pode dar-nos paz quando passamos pelo sofrimento e tribulações diárias. Quando estiver numa comunhão firme com Deus, Ele vai guiar a sua vida para concretizar o Seu plano.

Para conhecer a vontade de Deus, primeiro você tem de conhecer o próprio Deus.

Pode fazê-lo ao entregar a sua vida a Jesus Cristo, que foi Deus em forma humana. Cristo veio ao mundo para mostrar-nos como Deus é, e salvar-nos dos nossos pecados. A partir do momento em que O aceita no seu coração, torna-se um filho de Deus! Então pode conhecer a vontade de Deus específica para a sua vida.

Se aceitou Jesus Cristo, estas são algumas formas de poder compreender a vontade de Deus para si:
Termine qualquer comportamento ou relacionamento que lhe impeça conhecer a vontade de Deus.

Há algum pecado que continua a devastar a sua vida? Algum envolvimento num relacionamento prejudicial? Confesse o que fez de errado, e termine com tudo o que impede que viva uma vida piedosa, e faça um compromisso com Deus, porque Ele pode endireitar os seus caminhos (Provérbios 3:6). A Bíblia diz: “Por isso procuro ter sempre a minha consciência limpa diante de Deus e dos homens” (Atos 24:16).

Deus nunca lhe vai pedir que faça algo fora da Sua vontade.

Sente que Ele lhe está a dizer para fazer alguma coisa? Tem amigos cristãos verdadeiros que encorajam a colocar em prática determinado dom? Não ignore os seus conselhos sábios ou o seu próprio bom senso.

Leia a Palavra de Deus, a Bíblia.

Em Salmos 119:105 diz: “A sua palavra é o farol que me guia; é a luz do meu caminho.” O que é que Deus está a dizer-lhe para fazer? Há algum versículo que motiva a fazer alguma coisa?

Ore, e peça a Deus que lhe revele a Sua vontade.
Faça uma lista de prós e contras quando tiver de tomar uma decisão.

À medida que procura a direção de Deus, considere as várias opções.

 

Como posso saber se Deus está a falar comigo?

Já sentiu vontade de fazer alguma coisa, e pensou se seria Deus a falar-lhee? Os nossos sentimentos e emoções podem ser complicados, e podemos ser enganados por eles – especialmente se apenas dependemos deles para tomar uma decisão. Deus deu-nos emoções, e elas são importantes, mas Ele também nos deu capacidades mentais, e quando temos de tomar uma decisão, temos de pensar nela com cuidado e lógica. Discernir a vontade de Deus passa por pedir-Lhe que nos ajude a analisar todos os lados de uma questão – às vezes com a ajuda de pessoas em quem confiamos.

Mas não bastam as emoções e o intelecto. Quando temos de tomar uma decisão, temos de orar sobre ela, confiar em Deus para nos dirigir. Também temos de o fazer à luz da Palavra de Deus, a Bíblia. Deus nunca nos vai dirigir a fazer nada que não esteja de acordo com a Bíblia. Lembre-se também que deve ter uma mente receptiva enquanto aguarda a resposta de Deus às suas orações. Ele pode não responder imediatamente, ou a Sua resposta pode ser algo que ainda não tenha considerado.

A Bíblia diz: “Confia no Senhor de todo o seu coração: não se fies na sua própria inteligência. Apoia-te nele em tudo o que resolveres fazer, e Ele vai mostrar-te como deves agir” (Provérbios 3:5-6). Certifique-se do seu compromisso com Jesus Cristo, e entregue-Lhe todas as decisões que tiver de tomar. Quando sinceramente queremos que seja feita a vontade de Deus acima de todas as coisas, Ele vai ajudar-nos a saber o que é melhor.

 

AnteriorSeguinte

 

whatsapp