A Bíblia

DE ONDE VEM A BÍBLIA?
Uma mensagem de Billy Graham

A Bíblia é como uma biblioteca, porque na realidade é uma coletânea de livros que foram escritos durante muitos séculos, e foram gradualmente compilados até à forma que têm hoje. É provável que a primeira “coletânea” tenha sido composta pelos primeiros cinco livros da Bíblia (normalmente chamada “Tora”, a palavra hebraica para a Lei de Deus). Com o passar do tempo, outros livros foram adicionados.
O Antigo Testamento acabou de ser escrito cerca de quatro séculos antes de Jesus. Só algumas décadas depois do Seu ministério é que os livros do Novo Testamento foram escritos e reconhecidos pelos cristãos. No entanto, o facto mais importante da Bíblia é que Deus dirigiu a sua escrita, e preservou-a até aos dias de hoje.

A Bíblia não é apenas um outro livro antigo de sabedoria humana. Ela é a Palavra de Deus que nos foi dada para dizer-nos como podemos conhecer Deus. A Bíblia diz: “Pois nunca uma profecia veio por iniciativa humana, mas porque certos homens, conduzidos pelo Espírito Santo, falaram da parte de Deus” (2 Pedro 1:21). Deus guiou cada um dos escritores para escreverem os vários livros.

Qual é o papel que a Bíblia tem na tua vida? Deus quer falar contigo em cada página; consegues ouvi-Lo? Mas mais importante, Ele quer que O conheças através de Jesus Cristo, pois Ele é pessoa central da Bíblia.

LER A BÍBLIA
Uma mensagem de Billy Graham

A Bíblia é tão imensa, que até o maior estudioso nunca vai esgotar as suas riquezas. Mas a Bíblia não é apenas dirigida a pregadores e estudiosos! Deus quer falar contigo através da Sua Palavra, não importa quem sejas. A Bíblia pode tornar-se viva para ti! Mesmo que nunca chegues a compreender tudo o que está na Bíblia, podes compreender algumas coisas importantes. Samuel ainda era um menino, mas Deus respondeu à sua simples oração: “Fala, Senhor, porque o teu servo está a ouvir” (1 Samuel 3:9).

Ainda hoje, muitas pessoas continuam com as suas Bíblias fechadas. Uma das razões de isso acontecer é que elas não compreendem o quanto precisam dela. Por exemplo, se eu te sugerisse que deixasses de comer durante alguns meses, irias ignorar-me, e com toda a razão! Nós precisamos de comer para sobreviver. Sem comida ficaríamos cada vez mais fracos, e acabaríamos por falecer. Ainda assim, muitos cristãos estão espiritualmente fracos e à fome, porque ignoram a “comida” espiritual que Deus nos providenciou através da Bíblia. A Bíblia não é uma opção, é uma necessidade. Sem ela não há crescimento e fortalecimento espiritual. Jó disse: “Dei mais valor às palavras da sua boca, do que ao meu pão de cada dia” (Jó 23:12). A Bíblia tem esta importância para ti?

Então, como podes descobrir a mensagem da Bíblia? Como pode a Bíblia fazer parte da tua vida?

Aprende a Bíblia com a ajuda de outras pessoas. Deus deu a algumas pessoas o dom especial de compreenderem a Bíblia e de a ensinarem aos outros. A Bíblia diz que “Deus pôs na igreja… professores” (1 Coríntios 12:28). Ouve com atenção o teu pastor quando ele der a mensagem bíblica. Também podes procurar uma classe de estudo bíblico na tua igreja ou comunidade, onde a Bíblia seja fielmente ensinada. Sintoniza uma estação de rádio cristã; alguns dos melhores professores bíblicos ensinam na rádio. Passa uma parte das tuas férias numa conferência dedicada ao ensino bíblico. Muitas pessoas também consideram úteis os livros devocionais baseados na Bíblia. Ainda que só analisem um ou dois versículos diariamente, Deus pode usá-los para te encorajar.

A expansão de pequenos grupos de estudo bíblico tem sido um dos mais importantes movimentos espirituais das últimas décadas. Por todo o mundo, os cristãos juntam-se para ler a Bíblia e partilhar as suas perspetivas. A Bíblia diz: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros” (Colossenses 3:16). Jesus prometeu: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:2).

Também podes aprender a Bíblia sozinho. Se nunca leste a Bíblia antes, ou começaste a ler mas perdeste o entusiasmo, deixa-me encorajar-te a descobrir as riquezas da Bíblia sozinho. Como é que podes fazê-lo?

Primeiro, lê a Bíblia com alegria. A leitura da Bíblia não deve ser uma obrigação, mas uma alegria! Recordo-me nitidamente do dia em que recebi a carta da minha esposa Ruth a dizer que tinha aceitado o meu pedido de casamento. Naquele dia, devo ter lido e relido aquela carta dezenas de vezes. Deus quer falar-nos através da Sua Palavra; na verdade, ela é a Sua “carta de amor” para nós. Por que não nos aproximaríamos dela com alegria?

Em seguida, lê a Bíblia em oração e com expectativa. Pede a Deus que te fale através das suas páginas, e crê que Ele o vai fazer. Isto não significa que cada vez que abrires a Bíblia vais encontrar algo novo; Deus pode querer enfatizar algumas verdades que já conhecemos. Mas deixa que a oração do salmista se torne a tua: “Abre os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei” (Salmo 119:18).

Procura ler a Bíblia sistematicamente. Algumas pessoas só abrem as suas Bíblias à sorte, ou apenas releem as passagens que já conhecem. Claro que Deus pode falar connosco através de qualquer passagem, mas também temos de nos lembrar que a Bíblia não foi escrita para ser lida dessa forma.

Ganha o hábito de ler a Bíblia da forma como ela foi escrita: um livro de cada vez. Costumo sugerir que se comece por ler um dos evangelhos, como o Evangelho de João, e apenas uns parágrafos de cada vez. Depois podes ler o livro de Atos dos Apóstolos, que nos fala dos primeiros cristãos, ou então alguma das cartas do Novo Testamento. O livro de Salmos no Antigo Testamento (o “hinário” da Bíblia) tem abençoado os crentes ao longo de muitas gerações, e ensina-nos sobre o nosso relacionamento com Deus. Já no livro de Provérbios encontramos orientações práticas para a nossa vida diária, e ensina-nos sobre o nosso relacionamento uns com os outros.

Também é muito importante que medites na Bíblia. Por outras palavras, tem a certeza que compreendes o que estás a ler. Há muitos anos atrás, uma senhora disse-me que a sua avó lê um capítulo da Bíblia todos os dias, mas disse-me: “Sempre que lhe pergunto o que ela acabou de ler, ela não me consegue dizer. Ler a Bíblia é apenas um hábito que não lhe diz nada.”

Concentra-te no que a passagem realmente diz. O que se está a passar nela? Qual é o seu tema ou ensinamento principal? O que nos diz sobre Deus, ou sobre Jesus, ou sobre o relacionamento de alguém com Deus?

Por fim, lê a Bíblia em obediência. Tiago escreveu: “Ponham a palavra de Deus em prática e não se contentem com ouvi-la, porque desse modo enganam-se a si mesmos” (Tiago 1:22). Estará Deus a realçar uma verdade que deves crer, ou algo que deves fazer? Estará Ele a mostrar um pecado de que tenhas de te arrepender? Lembra-te: Deus nunca nos conduz a fazer nada que seja contrário à Sua Palavra. E o oposto também é verdade: Deus sempre nos conduz a fazer tudo o que está de acordo com a Sua Palavra.

Deus deu-nos a Bíblia porque Ele quer que nós o conheçamos, que o amemos e o sirvamos. Acima de tudo, Ele deu-nos a Bíblia para que sejamos cada vez mais como Jesus. Faz a Bíblia parte da tua vida – começa hoje:

Lê um capítulo do Evangelho de Lucas diáriamente (Bíblia online) – Responde às seguintes perguntas sobre a leitura que fizeste: a) O que diz esta passagem, e o que significa? b) O que me ensina a respeito de Deus? c) O  que me ensina sobre a minha vida diária? d) Que mandamentos ou promessas para receber?

Adquire uma Bíblia – O crescimento do teu relacionamento com Deus é resultado da tua confiança em Jesus. Agora que te tornaste um(a) seguidor(a) de Jesus Cristo, a melhor maneira de continuar a “crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3.18) é começar imediatamente a estudar a Bíblia.

Faz um Curso Bíblico Online ou por Correspondência (grátis) – Pede a Jesus que se revele mais a ti e que o teu relacionamento com Deus se torne mais íntimo.“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correcção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17).

Ouve Estudos Bíblicos – Através das mensagens bíblicas em podcast produzidas e difundidas pela Rádio Transmundial que cobrem todos os livros da Bíblia e podes escutar gratuitamente, quando e onde quiseres, através da Internet.



PASSO SEGUINTE

BGEA LogoJesus.net LogoPazcomDeus no FB

© 2016 Billy Graham Evangelistic Association

Privacidade | Direitos de Autor | Quem Somos