A Vontade de Deus

Uma mensagem de Billy Graham

Deus tem um plano para cada um de nós. Muitas pessoas vivem sem nunca terem pensado nisto, mas isso não muda o facto de que Deus colocou-nos aqui por um motivo. Não estamos aqui por acidente; nós estamos aqui porque Deus nos colocou aqui. E ele colocou-nos aqui por uma razão – para que pudéssemos conhecê-lo de forma pessoal, e então viver da forma que Ele quer que vivamos.

Esta é a maior descoberta que poderás fazer: Foste criado para conhecer Deus e para seres Seu amigo para sempre. Deus não tem apenas um propósito coletivo para as nossas vidas, também tem um plano específico para cada um de nós. Deus sabe tudo sobre ti, e tem um plano para ti.

É por isso que podes orar e buscar a vontade de Deus quando tiveres de tomar decisões, e é por isso que podes saber que Deus está contigo todos os momentos do dia. A Bíblia diz: “Ensina-me, Senhor, o que queres que eu faça e guia-me pelo caminho reto” (Salmo 27:11).

Conhecer a vontade de Deus

Conhecer a vontade de Deus pode dar-nos paz quando passamos pelo sofrimento e tribulações diárias. Quando estiveres numa comunhão firme com Deus, Ele vai guiar-te para concretizar o Seu plano.

Para conheceres a vontade de Deus, primeiro tens de conhecer o próprio Deus. Podes fazê-lo ao entregares a tua vida a Jesus Cristo, que foi Deus em forma humana. Cristo veio ao mundo para mostrar-nos como Deus é, e salvar-nos dos nossos pecados. A partir do momento em que O aceitas no teu coração, tornas-te um filho de Deus! Então podes conhecer a vontade de Deus específica para a tua vida.

Se aceitaste Jesus Cristo, estas são algumas formas de poderes compreender a vontade de Deus para ti:

Termina com qualquer comportamento ou relacionamento que te impeça de conhecer a vontade de Deus. Há algum pecado que continua a devastar a tua vida? Estás envolvido num relacionamento prejudicial? Confessa o que fizeste de errado, e termina com tudo o que te impede de viver uma vida piedosa, e faz um compromisso com Deus, porque Ele pode endireitar os teus caminhos (Provérbios 3:6). A Bíblia diz: “Por isso procuro ter sempre a minha consciência limpa diante de Deus e dos homens” (Atos 24:16).

Deus nunca te vai pedir para fazeres algo fora da Sua vontade. Sentes que Ele te está a dizer para fazer alguma coisa? Tens amigos verdadeiros cristãos que te encorajam a colocar em prática determinado dom? Não ignores os seus conselhos sábios ou o teu próprio bom senso.

Lê a Palavra de Deus, a Bíblia. Em Salmos 119:105 diz: “A tua palavra é o farol que me guia; é a luz do meu caminho.” O que é que Deus está a dizer-te para fazer? Há algum versículo que te motiva a fazer alguma coisa?

Ora, e pede a Deus que te revele a Sua vontade.

Faz uma lista de prós e contras quando tiveres de tomar uma decisão. À medida que procuras a direção de Deus, considera as várias opções.

 

Como posso saber se Deus está a falar comigo?

Já sentiste vontade de fazer alguma coisa, e pensaste se era Deus a falar-te? Os nossos sentimentos e emoções podem ser complicados, e podemos ser enganados por eles – especialmente se apenas dependemos deles para tomar uma decisão. Deus deu-nos emoções, e elas são importantes, mas Ele também nos deu capacidades mentais, e quando temos de tomar uma decisão, temos de pensar nela com cuidado e lógica. Discernir a vontade de Deus passa por pedir-Lhe que nos ajude a analisar todos os lados de uma questão – às vezes com a ajuda de pessoas em quem confiamos.

Mas não bastam as emoções e o intelecto. Quando temos de tomar uma decisão, temos de orar sobre ela, confiar em Deus para nos dirigir. Também temos de o fazer à luz da Palavra de Deus, a Bíblia. Deus nunca te vai dirigir a fazer nada que não esteja de acordo com a Bíblia. Lembra-te também que deves ter uma mente receptiva enquanto aguardas a resposta de Deus às tuas orações. Ele pode não responder imediatamente, ou a Sua resposta pode ser algo que ainda não tenhas considerado.

A Bíblia diz: “Confia no Senhor de todo o teu coração: não te fies na tua própria inteligência. Apoia-te nele em tudo o que resolveres fazer, e Ele vai mostrar-te como deves agir” (Provérbios 3:5-6). Tem certeza do teu compromisso com Jesus Cristo, e entrega-Lhe todas as decisões que tiveres de tomar. Quando sinceramente queremos que seja feita a vontade de Deus acima de todas as coisas, Ele vai ajudar-nos a saber o que é melhor.
 

PASSO SEGUINTE

BGEA LogoJesus.net LogoPazcomDeus no FB

© 2016 Billy Graham Evangelistic Association

Privacidade | Direitos de Autor | Quem Somos