Baptismo

Os cristãos têm de ser baptizados? E o que significa realmente o baptismo? 

O baptismo não é necessário para ir para o céu, mas é um sinal de obediência a Deus e uma forma de declarar publicamente a sua decisão de seguir a Cristo. Em Mateus 28:19 Cristo ordena aos Seus seguidores “fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”.

Lembra-te que nada do que possamos fazer nos fará ganhar a salvação. A salvação não tem a ver com as nossas acções, mas com o que Cristo fez por nós – o facto de que Ele morreu pelos nossos pecados. Devemos reconhecer o nosso pecado e pedir perdão por isso, mas a Bíblia diz que somos salvos “pela graça… mediante a fé…” (Efésios 2:8). A graça é a misericórdia imerecida de Deus.

Lembra-te do criminoso que estava pendurado numa cruz ao lado de Cristo quando este foi crucificado. O criminoso confessou a Cristo como Senhor e, apesar de não ter tido a possibilidade de ser baptizado, o seu lugar no Céu foi garantido (Lucas 23:43). Deus é santo e perfeito, e não há nada que nós possamos fazer para sermos suficientemente bons para passar a eternidade com Ele no céu. É tudo por causa do que Ele fez por nós.

Ao mesmo tempo, quando confiamos em Cristo e desejamos viver da maneira que Ele quer, isso vê-se nas nossas acções. Mudamos por causa da Sua obra em nós. O baptismo significa que nos identificamos com Cristo; é um sinal de que Ele lavou os nossos pecados através da Sua morte na cruz. Assim como a água simboliza a vida, muitas vezes na Bíblia, o baptismo é um sinal da nossa nova vida com Cristo.

As igrejas cristãs nem sempre concordaram sobre os detalhes do baptismo – como fazê-lo ou quando, mas entre si concordam sobre a sua importância. O baptismo lembra-nos que não somos salvos pelas nossas boas obras, mas por causa de Cristo e do que Ele fez por nós na cruz. Como disse o evangelista Billy Graham: “O baptismo é um ato definitivo da obediência e testemunho ao mundo de que somos de Cristo.”
 

PASSO SEGUINTE

BGEA LogoJesus.net LogoPazcomDeus no FB

© 2016 Billy Graham Evangelistic Association

Privacidade | Direitos de Autor | Quem Somos