Espírito Santo

Adaptado de uma mensagem de Billy Graham

É impossível entenderes a Bíblia, a vida cristã, a estrutura da igreja ou o nosso próprio relacionamento com Deus, sem entenderes o Espírito Santo. O Espírito Santo não é “algo”. O Espírito Santo é uma pessoa. A Bíblia diz que Ele não é uma “coisa”. Ele é Alguém. Ele é Deus.
Para entenderes isto melhor, vamos falar da Trindade. Há três pessoas na Trindade – Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espírito Santo. Os cristãos não adoram vários deuses; eles adoram um Deus eternamente existente em três pessoas. Deus o Filho, ou Jesus Cristo, veio ao mundo em forma humana. O Espírito Santo vive em nós quando aceitamos Jesus, e ajuda-nos a estar cada vez mais perto de Deus.

A partir do momento em que recebemos Jesus como nosso Salvador, o Espírito Santo vem viver nos nossos corações. A Bíblia ensina que o Espírito Santo é todo-poderoso e omnipresente. O Espírito Santo ensina-nos e aprofunda a verdade de Deus em nós, à medida que avançamos na nossa vida cristã.

Ninguém pode ser cristão sem o Espírito Santo. Ninguém pode seguir Jesus Cristo sem a ajuda do Espírito Santo. O Espírito Santo sabe tudo o que acontece, sabe tudo o que se passa nos nossos corações, sabe o que se passa nas nossas mentes. Nada está encoberto a Ele.

O Espírito Santo também é Santo. A Bíblia diz: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:16). Uma das funções do ministério do Espírito Santo é tornar-nos santos – tornar-nos mais semelhantes a Jesus.

Como trabalha o Espírito Santo? 

Em primeiro lugar, o Espírito Santo convence-nos do nosso pecado. “Quando ele chegar há-de convencer as pessoas do mundo sobre três coisas: que cometeram pecado, que há uma justiça e que há um julgamento” (João 16:8). Ele usa as orações de uma mãe, ou uma experiência trágica, ou um sermão de um pastor, ou alguma outra experiência para convencer-nos do pecado, e da nossa necessidade de entregar as nossas vidas a Jesus Cristo. Ele aponta para nós, e diz: “Tu és um pecador. Precisas de te arrepender.”

Não gostamos de ouvir isto, mas sem convicção, os nossos pecados nunca seriam perdoados, nunca seríamos salvos, e nunca iríamos para o Céu.
Em segundo lugar, o Espírito Santo dá uma nova vida. A Bíblia diz que estamos mortos por causa dos nossos pecados (Efésios 2:1). O nosso espírito, feito à imagem de Deus, está morto diante de Deus. A humanidade precisa de vida. Ainda assim, todos pecámos, e por causa disso estamos mortos diante de Deus. Mas o Espírito Santo dá-nos uma nova vida em Jesus Cristo. Jesus disse: “Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo” (João 3:3).

Mas como é que se nasce de novo? O que significa isso? É o Espírito Santo quem nos faz nascer de novo; é um ato sobrenatural. Não se trata das boas obras que tenhamos feito, mas da misericórdia de Deus através do Espírito Santo que nos salva (Tito 3:5). A única coisa que temos de fazer é aceitar o dom gratuito da salvação, ao receber Jesus Cristo.

Em terceiro lugar, o Espírito Santo vive em nós. À medida que tens estado a ler, podes ter percebido que estás espiritualmente morto, mas Deus diz: “Vou colocar o meu Espírito em ti. Vou passar a viver em ti.” É por esta razão que nunca devemos permitir algo impuro nos nossos corpos. É por esta razão que devemos disciplinar os nossos corpos. Deus ama o teu corpo. Ele não quer vê-lo poluído com desejos carnais ou substâncias prejudiciais. A Bíblia diz: “Vocês não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita no vosso interior?” (1 Coríntios 3:16).

Em quarto lugar, o Espírito Santo dá-nos poder para servirmos Jesus. “Mas receberão poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e serão minhas testemunhas” (Atos 1:8). Jesus vai voltar, e Ele está preparado para entrar no teu coração, através do Espírito Santo, e tornar-te uma nova pessoa. Queres aceitar Jesus como teu Salvador?
 

PASSO SEGUINTE

BGEA LogoJesus.net LogoPazcomDeus no FB

© 2016 Billy Graham Evangelistic Association

Privacidade | Direitos de Autor | Quem Somos