Igreja

As pessoas costumam perguntar: “Porque é que a igreja é importante? Porque é que tenho de ir à igreja quando sou salvo?”

A Bíblia encoraja os crentes – tanto os mais novos, como os mais velhos – a “progredir na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18). O primeiro passo neste processo é envolveres-te ativamente numa igreja local.
Todos os cristãos são membros do Corpo de Cristo. De facto, a igreja não é apenas um edifício, mas um grupo de pessoas que decidiu seguir Jesus como seu Salvador. É da vontade de Deus que os cristãos se reúnam como um corpo espiritual a nível local, o que têm feito já há quase 2000 anos. Várias cartas do Novo Testamento foram escritas a grupos de crentes locais em diversas partes do Império Romano.

Existem quatro razões principais porque precisamos da igreja:

Em primeiro lugar, precisamos de nos identificar com o povo de Deus, sermos contados entre os seguidores de Jesus, de nos reunirmos e permanecermos firmes na fé. A interação com outros crentes constrói amizades e proporciona estabilidade espiritual. O escritor de Hebreus 10:25 avisou os seguidores de Jesus do primeiro século: “E não faltemos às nossas reuniões. Alguns têm por hábito faltar. Pelo contrário, animem-se uns aos outros cada vez mais, pois sabem que se vai aproximando o dia da vinda do Senhor.” Nunca é demais salientar a importância da comunhão na igreja. Há algo único na comunhão entre os crentes na igreja local, e que não se pode encontrar em nenhum outro lugar. Quando uma brasa sai da fogueira, esfria rapidamente. O mesmo princípio é verdadeiro no sentido espiritual. Negligenciar a comunhão na igreja é desistir de encorajar e ajudar outros cristãos. Nós reunimo-nos para partilhar a nossa fé, e fortalecer-nos uns aos outros no Senhor.

Em segundo lugar, a igreja reúne as pessoas para a adoração. Nada se compara à obra do Espírito Santo numa mente e num coração cristão quando cantamos hinos e músicas de louvor, lemos publicamente as Escrituras, oramos, e é ensinada a Palavra de Deus.

Em terceiro lugar, o ensino frequente e correto da Bíblia ajuda-nos a crescer e a viver uma vida cristã bem-sucedida. O ensino de acordo com as verdades bíblicas convence-nos a fazer o que está certo, e ajuda-nos a sermos responsáveis pelos nossos irmãos cristãos em amor.

Em quarto lugar, a igreja é o lugar ideal para servir Jesus e aos outros. O evangelista Billy Graham escreveu certa vez: “Escolheria uma igreja que abre os seus braços a todos os que têm uma necessidade espiritual, independentemente da sua posição social ou raça; uma igreja que se preocupa com os pecados sociais da comunidade, que tenha uma visão missionária e um espírito que colabore com qualquer esforço importante para levar Cristo ao mundo. Também escolheria uma igreja que merece as dádivas financeiras que recebe, e onde os meus talentos e capacidades pudessem ser espontaneamente usados para a glória de Deus.” Enquanto procuramos uma igreja como esta, vamos ter a oportunidade de ajudar os outros. As nossas vidas serão um testemunho do amor de Jesus (Mateus 5:16).

Outras coisas que se devem procurar numa igreja

As igrejas são diferentes de congregação para congregação, de comunidade para comunidade, mas o objetivo principal é encontrares uma que enfatize o ensino da Bíblia. Os seus ensinamentos principais são, entre outros:

– A Bíblia como a verdadeira e autêntica Palavra de Deus (2 Timóteo 3:16);
– Há um só Deus eternamente existente em três Pessoas: Deus o Pai, Deus o Filho (Jesus), e Deus o Espírito Santo (João 14:26; Mateus 28:18-19);
– A salvação pela graça através da fé (Efésios 2:8-9);
– A maturidade espiritual que se desenvolve quando os cristãos se dedicam à oração, ao estudo da Bíblia e à obediência a Deus (2 Timóteo 3:16-17; Colossenses 2:6-7).

Nenhuma igreja é perfeita. Todas as igrejas são compostas de pecadores que lutam com os mesmos problemas que tu; por isso a comunhão requer paciência, perdão e amor. Percebe que também precisas destas coisas em relação a ti.

É também uma atitude sábia não te envolveres com grupos que se apelidam cristãos, mas que se desviam da mensagem da Bíblia, ou não praticam o que anunciam. Ainda assim, devemos amar as pessoas que se identificam com esses grupos, e aproveitar as oportunidades para partilhar a nossa fé com eles.

Se vives em Portugal, podes procurar uma igreja perto de ti através desta pesquisa de igreja: Encontra uma igreja
 

PASSO SEGUINTE

BGEA LogoJesus.net LogoPazcomDeus no FB

© 2016 Billy Graham Evangelistic Association

Privacidade | Direitos de Autor | Quem Somos