Tristeza ou Luto

Há muitas coisas que podem causar tristeza, como um divórcio, um despedimento, uma doença ou a perda de alguém que amamos. A tristeza vem frequentemente como ondas de pesar que só diminuem à medida que ocorre o processo de cura interior. Reconhecer este processo e permitir que ele aconteça vai ajudar-te a suportar e até crescer durante esta triste experiência.

Este processo de cura interior não acontece sempre pela mesma ordem, e algumas partes podem acontecer mais vezes que outras, mas todas são uma parte natural da tristeza. Lembra-te que este processo é normal, e que é bom procurar apoio.

Choque inicial: uma experiência emocional intensa que pode fazer-te sentir paralisado emocionalmente.

Exteriorização emocional: um tempo geralmente caracterizado por choro, lamentos ou sentimentos profundos de tristeza.

Solidão e depressão: um sentimento de perda. A profundidade desse sentimento depende do quão dependente estavas da pessoa, pessoas, ou coisas envolvidas.

Culpa: duvidas de ti mesmo – “Podia ter feito mais” ou “Devia ter feito algo diferente”.

Raiva, atribuição de culpa, hostilidade: “Porque é que me fizeram isto?”, “Porque é que Deus me fez isto?”

Depressão: um esmagador sentimento de apatia, e sentes que não consegues prosseguir com a tua vida.

Reconhecimento da perda: compreendes o que perdeste. Por exemplo, talvez não perdeste apenas o trabalho, mas o teu rendimento, a tua posição e a tua autoestima.

Gratidão: se perdeste alguém que amavas, quando valorizas as boas memórias e a vida dessa pessoa.

Regresso da esperança: “A vida continua”, “Vou superar” ou “Deus vai ajudar-me a superar isto”.

Regresso à normalidade: aceitas a perda e adaptas-te a ela. A Bíblia diz: “Felizes os que choram, porque Deus os consolará!” (Mateus 5:4). Deus quer levar as tuas dores e perdas, e dar-te o Seu conforto, esperança e encorajamento. Se aceitares Jesus como teu Senhor e Salvador, Ele vai apoiar-te durante esse período de tristeza.

Também ajuda falar com Deus e com outras pessoas sobre como te sentes, para que não te afundes no teu interior. Fica com expectativa que Deus vai fazer algo bom a partir dessa situação. Romanos 8:28 diz: “Nós sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, dos que são chamados segundo o seu plano”. Ler a Bíblia e orar a Deus também te vai ajudar neste tempo difícil.

 

ARTIGO SEGUINTE

BGEA LogoJesus.net LogoPazcomDeus no FB

© 2016 Billy Graham Evangelistic Association

Privacidade | Direitos de Autor | Quem Somos