Como Crescer em Cristo

Crescer em Cristo

 
Deus quer ter um encontro pessoal contigo, a sós, todos os dias.
Talvez te surpreenda, mas pensa um pouco nisto: se aceitas Jesus Cristo como Senhor e Salvador, tornas-te um membro da família de Deus, um filho de Deus.
 

PODES CHAMAR A DEUS: PAI

Qualquer bom pai e mãe quer passar tempo com os seus filhos – às vezes com todos juntos, mas também com cada um em particular. É assim que podemos conhecer alguém intimamente: quando passamos tempo a sós com essa pessoa. A melhor maneira de conheceres o teu Pai celestial é passares tempo a sós com Ele. Podes fazê-lo através da leitura da Sua Palavra e ao falar com Ele em oração.

OUVIR DEUS AO LER A SUA PALAVRA

“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra… Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmo 119:9,11)

Se é a primeira vez que lês Bíblia, vai ser mais interessante para ti começares a ler o Evangelho de João, porque resume muito bem o maravilhoso plano de Deus para nos salvar.

Quando terminares esta leitura, podes continuar com o livro de Atos, para conheceres a maneira como os primeiros cristãos compartilhavam a sua fé com aqueles que os rodeavam. Compartilhar a fé é uma das coisas mais importantes que podes fazer para Deus.

Se ainda não estás muito familiarizado com a Bíblia, talvez prefiras uma versão com linguagem contemporânea. Pergunta ao teu pastor ou numa livraria evangélica qual recomendam.

Enquanto lês a Bíblia, medita no que ela diz. Meditar significa pensar seriamente nas coisas espirituais. Significa pensar em Deus de forma calma e profunda – no quão misericordioso Ele é, nas coisas maravilhosas que Ele fez por ti, no que Ele ainda vai fazer, e no que Deus quer que faças para Ele.

Quando leres a Bíblia e meditares nela, com certeza vais encontrar:
– uma promessa especial para ti;
– uma orientação para te ajudar nesse dia;
– um mandamento que deves seguir;
– um aviso para algum pecado ou necessidade espiritual na tua vida;
– um versículo para memorizares, que te fale de forma especial.

Não leias muito rápido, nem avances muito de uma vez só. No início, é uma boa regra ler um capítulo por dia. Passa algum tempo a analisar tudo o que Deus te quer falar na leitura desse dia. Não é preciso apressares o seu tempo a sós com Deus.

PODES FALAR COM DEUS EM QUALQUER MOMENTO DO DIA

Quando vais para o trabalho, enquanto cozinhas, lavas a roupa ou estudas na escola. Porém, também necessitas retirar algum tempo do dia para dedicar toda a tua atenção ao Senhor, sem te distraíres.

Talvez o melhor seja na tua casa, pela manhã, antes de começar as tuas atividades e quando a tua mente está mais fresca. Ou talvez seja melhor à noite, quando o dia termina, e te preparas para ter um bom descanso e fazes planos para o dia seguinte.

Qualquer que seja o momento do dia, sê constante e disciplinado no teu encontro com Deus. Jesus levantava-se cedo para orar e ia para um lugar tranquilo (Lucas 5.16). Faríamos bem em seguir o seu exemplo.

Para o tempo que passarás a sós com Deus não é necessário ter alguma hierarquia estabelecida maior do que a que tens com alguém, como o teu pai ou a tua mãe. Primeiro, uma saudação, uma breve oração a Deus em que pedes que abençoe o tempo que vão passar juntos. Logo irás desejar ler uma passagem da Sua Palavra, a Bíblia.

FALAR COM DEUS EM ORAÇÃO

“A confiança que temos em Deus consiste nisto: se lhe pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele atende-nos. E assim como sabemos que ele nos vai atender em tudo o que lhe pedirmos, temos a certeza de que o obteremos.” (1 João 5:14-15)

Depois de leres e meditares algum tempo na Palavra de Deus, fala com Ele em oração. Fala com Deus como se estivesses a falar com um pai amoroso que quer o melhor para ti, e que quer ajudar-te de todas as formas possíveis.

Podes falar com Deus em qualquer momento do dia – quando estiveres a conduzir, a fazer o jantar, a lavar a roupa, a estudar na escola. Mas também é importante que separares um tempo do dia para dar toda a tua atenção a Deus, sem distrações.

Talvez prefiras orar de manhã – quando tens a mente renovada, antes de começares o teu dia preenchido. Ou no fim do dia, enquanto planeias o dia de amanhã e te preparas para descansar. Ou melhor, tenta passar algum tempo a sós com Deus de manhã e no final do dia! (Salmo 55:17).

Qualquer que seja o momento do dia, sê fiel ao teu tempo com Deus. Jesus levantava-se cedo para orar, e ia para um lugar tranquilo (Lucas 5.16).

ASSUNTOS DE ORAÇÃO

Estas sugestões podem ajudar-te a começar a falar com Deus:

– Adora-O por quem Ele é: o Criador e o Sustentador de todo o universo, que ainda assim, se interessa tanto por ti pessoalmente!
– Agradece-Lhe tudo o que Ele tem feito, tudo o que Ele está a fazer por ti, e tudo o que Ele prometeu fazer por ti.
– Admite a Ele as coisas que fizeste, disseste ou pensaste, e que estás arrependido. Deus disse-nos que quer e pode perdoar os nossos pecados (1João 1:9).
– Ora pela tua família.
– Ora por outras pessoas – amigos ou vizinhos que têm necessidades tanto físicas como espirituais.
– Ora por ti mesmo. Pede a Deus que te guie em todos os momentos do dia. Pede-Lhe que te ajude em algum problema que tenhas. Pede-Lhe que te dê oportunidades para O servires.
– Faz uma lista de assuntos de oração, para não te esqueceres de nenhum.

Também podes escrever as respostas que Deus te dá (Ele pode responder “Sim”, ou “Não”, ou “Espera”).
Guarda esta lista em algum lugar prático e acessível, por exemplo, na agenda, no computador ou no telefone.

Lembra-te: podes falar com o Senhor em qualquer momento, em qualquer lugar, e sobre qualquer assunto – para pedir-Lhe algo que precises, ou apenas para Lhe agradecer algo que Ele tenha feito por ti. Deus está interessado em tudo o que te acontece, tal como qualquer pai amoroso.

Deus deseja encontrar-se contigo a sós!

 

IMPRIMIR ESTA PÁGINA
 

PASSO SEGUINTE

BGEA LogoJesus.net LogoPazcomDeus no FB

© 2016 Billy Graham Evangelistic Association

Privacidade | Direitos de Autor | Quem Somos