Como Testemunhar de Cristo

Uma testemunha em tribunal diz o que sabe sobre uma dada situação. Uma testemunha cristã fala aos outros o que sabe acerca de Jesus Cristo e o que significa ter-Lhe entregue a sua vida.

Quando Jesus começou o Seu ministério, Jesus chamou dois pescadores, os irmãos Simão Pedro e André, e disse-lhes: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4:19). Ao longo dos séculos, esta chamada continua a ser feita a todos quantos colocam a sua fé em Jesus Cristo. Ele alcança outros através do fiel testemunho de pessoas como tu (2 Coríntios 5:19-20).

O TEU EXEMPLO DE VIDA

Como uma testemunha de Cristo, a tua vida é um elemento importante do teu testemunho. És uma criação nova; o melhor testemunho que podes dar é mostrar a tua nova fé através da tua conduta pessoal (Mateus 5:16). Significa que os teus hábitos e o teu estilo de vida devem transparecer a tua entrega a Jesus Cristo. Isto não quer dizer que tens de ser perfeito antes de poderes testemunhar. Todos nós caímos várias vezes enquanto aprendemos a caminhar, mas como aprendeste na Lição 1, Deus está disposto a perdoar os teus pecados e a colocar-te em pé outra vez.

O PODER DO ESPÍRITO SANTO

Para poderes testemunhar também precisas de um poder que não vem de ti: é o poder do Espírito Santo. Jesus prometeu dar-nos poder pelo Espírito Santo para falarmos aos outros d’Ele (Atos 1:8).

Um homem chamado Filipe foi escolhido para servir na igreja, porque era cheio “do Espírito Santo e de sabedoria” (Atos 6:3). Ele estava a desenvolver um ministério muito importante em Samaria (Atos 8:4-13), quando um anjo lhe disse para ir a Gaza (Atos 8:26), onde um oficial etíope, vindo de Jerusalém, estava a ler o capítulo 53 de Isaías. Capacitado pelo Espírito Santo, Filipe compartilhou com o etíope as Boas Novas de Jesus usando aquela passagem das Escrituras que ele estava a ler (Atos 8:35).

O PODER DA PALAVRA DE DEUS

O terceiro elemento principal para um testemunho eficaz é a Palavra de Deus: a Bíblia. Nesta história de Filipe, Deus pôs as Escrituras apropriadas nas mãos do etíope antes de enviar Filipe para compartilhar o Evangelho. Quando a semente da Palavra de Deus é plantada num coração preparado, vai produzir fruto – um novo crente em Cristo (1 Pedro 1:23).

É emocionante compartilhar a nova fé que encontraste em Jesus Cristo. Uma excelente forma de começares a fazer isto, é contares aos outros como Jesus Cristo transformou a tua própria vida. Um testemunho pessoal simples e honesto cria muito impacto. Também é bom organizar na tua mente os pontos principais do Evangelho.

COMPARTILHA A TUA FÉ

Quando estás a apresentar o Evangelho a um amigo, pode ser útil escrever num papel.

PASSO 1: EXPLICA OS PONTOS PRINCIPAIS

No cimo da página, escreve as quatro verdades essenciais do Evangelho. Coloca-as numa lista, e usa um ou dois versículos bíblicos em cada uma delas. Depois podes desenhar um abismo connosco de um lado, e Deus do outro. Enquanto desenhas, compartilha versículos bíblicos que expliquem o porquê dessa separação. Mostra como a cruz faz a ponte nesse abismo entre nós e Deus, e como podemos atravessar a ponte através da nossa fé em Cristo:

alt
 

PASSO 2: CONVIDA A TOMAR UMA DECISÃO

Se ele responder de forma positiva ao que falaste, e o Espírito Santo te conduzir assim, faz-lhe um convite como este: “Se esta ilustração é verdade – e eu acredito com todo o meu coração que é – então todos nós estamos num dos lados do abismo.”

Depois pergunta: “Em que lado estás? Aqui… ou aqui?” Se o teu amigo não tiver a certeza, ou achar que está no lado errado, diz-lhe que ele pode saber com certeza de que lado está ao:

    1. Admitir a sua necessidade – que é um pecador.
    2. Estar disposto a abandonar os seus pecados.
    3. Crer que Jesus Cristo morreu por ele na cruz, e ressuscitou.
    4. Orar para convidar Jesus Cristo para ser o seu Senhor e Salvador pessoal, e a guiar a sua vida pelo Espírito Santo.


PASSO 3: ORA COM QUEM TOMOU A DECISÃO

“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13). Lembra-te, Jesus Cristo é a porta para a vida eterna. Pela oração, podemos entrar por essa porta e recebê-Lo como Senhor e Salvador. Ajuda a pessoa a fazer uma oração simples, como esta:

    Senhor Jesus, eu sei que sou um pecador e que preciso do Teu perdão. Creio que morreste pelos meus pecados. Eu quero abandonar os meus pecados. Peço-Te que entres no meu coração e na minha vida. Quero confiar em Ti, e seguir-Te como meu Senhor e Salvador. Obrigado Jesus. Amén.


PASSO 4: FORTALECE O NOVO CRENTE NA SUA DECISÃO

Se o teu amigo fez esta oração com sinceridade, ele tornou-se um cristão e foi salvo da morte eterna! Podes compartilhar alguns versículos bíblicos (como 1 João 5:12-13) e transmitir-lhe segurança no seu novo relacionamento com Deus.
 

ACOMPANHAMENTO

Quando conduzes alguém à fé em Cristo, lembra-te que ele é um bebé espiritual (1 Pedro 2:2). Para que ele possa crescer, precisa ser cuidado e alimentado. Isto significa encorajá-lo a começar a ler a Bíblia e a orar regularmente. Também podes aconselhar-lhe este site de estudo bíblico. Partilha com ele o que já aprendeste em “Viver em Cristo”. Ajuda-o a encontrar uma igreja evangélica, para que possa estar em comunhão com outros crentes em Jesus e continuar a crescer na fé.
 

IMPRIMIR ESTA PÁGINA
 

PASSO SEGUINTE

BGEA LogoJesus.net LogoPazcomDeus no FB

© 2016 Billy Graham Evangelistic Association

Privacidade | Direitos de Autor | Quem Somos